O olfato dos Cães

O Nomes para Animais, escreveu um artigo sobre o olfato dos cães.

O Nomes Para Animais têm como objectivo principal achar o nome perfeito para o seu cão ou gato, mas também se preocupa em “formar” donos. Temos artigos muito interessantes no site, aprovei-te e aprenda um pouco mais sobre o seu animal de estimação. E neste artigo fique a saber porque razão o Olfato dos Cães é tão importante. Compreender o seu animal de estimação é fundamental. Apesar de os cães terem uma percepção muito limitada da cor, o olfato dos cães é pelo menos cem vezes mais apurado que o do homem, tornando-se uma meio de comunicar com o ambiente tão importante como a vista.

Os cães comunicam entre si através de cheiros e do seu olfato. Os machos marcam o seu território com a urina, cujo cheiro previne os outros cães. Também consegue acasalar seguindo o cheiro de fêmeas com o cio. O cão Santo-Huberto (Bloodhound) e o Pastor Alemão são dois tipos de cães de rastreio devido ao seu olfacto. Farejando o ar, podem perceber um cheiro à distância. Também podem seguir com precisão uma pegada impressa até quatro dias antes.

“O Olfato dos Cães é Muito Importante”

No primeiro encontro entre dois cães, a primeira coisa que fazem é junta os focinhos para se farejarem. Para se conhecerem, e continuam a farejar o corpo todo, dali em diante, passarão a reconhecer-se pelo cheiro. Os cães frequentemente rebolam-se em excrementos de vaca e outras coisas com cheiro forte. Certamente, fazem-no para potenciar o seu próprio cheiro, pois para eles, terem um cheiro forte é importante, pois os outros cães irão reconhecê-los como superiores. Num grupo, os cães inferiores farejam os membros do grupo que tenham algum cheiro novo.

“Muitos artigos interessantes, no Nomes Para Animais”

Em relação ao território, um macho apodera-se de uma zona levantando a pata traseira e urinando sobre objectos verticais, como árvores ou postes de electricidade. Estes actuam como “marcas olfactivas” do seu território. Frequentemente, vários cães reclamam os mesmos territórios sobretudo nas grandes cidades. Então, cada cão deixará a sua urina nos mesmos postes, tentando dirigi-lo por cima da anterior, para indicar que é o maior. Num grupo de cães, o chefe é único que marca o território. Se outro cão urina no mesmo sitio, então, terá lugar uma luta, e o vencedor será o chefe do grupo. Como vê o olfato dos cães é muito importante… depois não diga que o Nomes Para Animais não o informou ao detalhe. Veja também onde comprar e vender animais de estimação neste artigo do Nomes Para Animais.